Venda Nova do Imigrante localizada em um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica, onde se encontra uma das mais ricas biodiversidades do planeta, foi a região escolhida por famílias de imigrantes europeus, que ali estruturaram suas vidas no final do século XIX. Está situado na região central serrana do Estado do Espírito Santo, distante 104 km da capital Vitória. É cortado pela BR-262, que liga Vitória (ES) a Belo Horizonte (MG) e pela ES-166 (Rodovia Pedro Cola) que liga o Município a Castelo.
Em 2002, atendesse as necessidades profissionais e educacionais da comunidade a fundou-se a Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI, que é um estabelecimento particular de Ensino Superior mantido pelo Instituto de Educação Século XXI – EPP, Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2378, de 22 de agosto de 2002, Recredenciada pela Portaria nº 780, de 26 de junho de 2017 e credenciada pela portaria EAD: Portaria MEC Nº 1.010 de 20 de maio de 2019.
Atualmente oferta dez cursos de graduação:
No ano de 2006, a FAVENI diplomou as primeiras turmas. Atualmente, a Faculdade FAVENI se destaca pela qualidade de ensino comprovada pelos resultados do ENADE e avaliações dos cursos pelo MEC. Ofertando cursos de Capacitação, Graduação Presencial, Graduação EAD e Pós-Graduação EAD.
Fazendo assim com que a principal meta da faculdade seja promover o desenvolvimento da região na qual está inserida atendendo, para isso, as necessidades presentes.
“Ser uma Instituição de Ensino de excelência em educação, disseminadora de conhecimentos científico, tecnológico, social, econômico e político, em prol do bem-estar da sociedade e da valorização do ser humano em suas dimensões.”
Na intenção de promover resultados congruentes com os propósitos da Instituição comprometida com a realidade local foram estabelecidos objetivos específicos e metas por áreas estratégicas, compreendidos entre os anos de 2015 a 2019, priorizando-se a Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa/Iniciação Cientifica e Extensão, Planejamento e Gestão Institucional e Gestão de Pessoas.